Saúde e Segurança: Transformando obrigações em benefícios!

Saúde e Segurança: Transformando obrigações em benefícios!

Trabalhar em um ambiente saudável é fundamental. A saúde física e mental do colaborador é indispensável para o crescimento e produtividade de qualquer empresa e ramo de atuação.

Toda empresa que admite funcionários tem que por lei estabelecer certas normas de Saúde e Segurança no trabalho.

…Mas, por quê?   

Trabalhadores e a mecanização das fábricas.

Tudo começou lá na época da Revolução Industrial, onde os riscos de trabalho cresceram muito com as máquinas à vapor. Já no Brasil, a revolução começou em meados dos anos 30. A carga horária era exaustiva, as condições de trabalho eram precárias, ocasionado o aumento de doenças e acidentes de trabalho. Foi em 1943, com a era de Getúlio Vargas, que a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT foi criada, implantando os direitos trabalhistas.

Na atualidade

Atualmente, a legislação que ampara os eixos de Saúde e Segurança no Trabalho faz parte da gestão e rotina das empresas. Pois, além de ser uma obrigação legal, geram benefícios às organizações.

Como a Saúde e a Segurança no Trabalho geram benefícios às empresas?

Trabalhador em fábrica atual.

Prevenção de acidentes

Com as medidas de prevenção pode se evitar que os funcionários obtenham traumas no período de trabalho, desde físicos a mentais.

Aumento da qualidade do serviço

Ao se sentir protegido, o trabalhador se sentira valorizado e motivado. A área de SST contribui diretamente com a qualidade de vida do funcionário dentro da empresa e isso faz com que o número de afastamentos seja bem menor e o trabalho seja mais produtivo.

Engajamento entre gestores e colaboradores

A Segurança e a Saúde Ocupacional são pautas que devem ser sempre debatidas entre os líderes e demais trabalhadores, trazendo proximidade e entrosamento, onde todos devem ser ouvidos e orientados.

Valorização da empresa

Quando uma empresa investe na Segurança e na Saúde de sua equipe, ela passa um recado de responsabilidade e preocupação com todos, valorizando a imagem da marca perante o mercado.

A área de Saúde e Segurança Ocupacional tem passado por muitas mudanças e atualizações em leis e normativos. Isso tende a favorecer não somente os trabalhadores, como a própria organização.

Saúde e Segurança é benefício para todos!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

× Franqueadora Sudomed