Pensando em investir? Entenda por que Franquia é a melhor opção!

Pensando em investir? Entenda por que Franquia é a melhor opção!

Quem pensa em começar um novo negócio precisa considerar os vários cenários de investimento disponíveis no mercado antes de qualquer tomada de decisão.

Dentre esses cenários, o eixo de Franchising tem ganhado grande destaque entre as escolhas de novos empreendedores.

Mas porquê optar por uma franquia tornou-se a melhor opção? Nós iremos explicar:

Marca estabelecida no mercado

Ao investir em uma franquia, o franqueado adquire um negócio onde a marca já está consolidada. Isso gera vantagens competitivas reais no mercado.

Negócio testado

Uma das fortes caraterísticas do ramo de Franchising é a projeção de um modelo de negócio sólido, o qual é replicado em todas as Unidades Franqueadas de uma Rede, possibilitando ações seguras no que tange a estratégia de atuação no mercado.

Assistência e treinamento contínuos aos franqueados

É através do suporte prestado pela franqueadora que o franqueado receberá todo o know-how (conhecimento) do modelo de negócio da marca. Isso contribui para que o franqueado vença os desafios da área de forma ágil, efetiva e com total segurança.

Previsão de custos para implantação e operação da empresa

Uma franquia pressupõe um padrão a ser seguido. Sendo assim, os custos para implantação e operação são estimados pela franqueadora, o que contribui para um planejamento financeiro efetivo.

Investir em uma franquia reduz riscos

Todos os fatores listados acima contribuem para uma gestão eficiente, reduzindo riscos quanto a possíveis falhas ou tomadas de decisões que venham a comprometer os resultados do negócio.

Como escolher a franquia certa?

Como escolher a franquia certa?

Sabe-se que o mercado de franquias está em larga expansão e é o mais seguro investimento para quem deseja empreender. No entanto, são inúmeros os fatores que devem ser analisados antes da tomada de uma decisão.

Mas, por onde começar?

1º AUTOANÁLISE

O primeiro passo é fazer uma autoanálise, considerando:

  • Perfil empreendedor;
  • Área de formação e/ou predileção;
  • Disponibilidade financeira para investimento e capital de giro;
  • Cidade(s) de atuação desejada(s);
  • Modalidade (home office, teletrabalho, presencial, híbrido…);
  • E demais elementos que julgar decisivos e que possam intervir na seleção da franquia ideal.

Muitas são as possibilidades no processo de escolha de uma franquia, mas os critérios reduzirão as opções, as quais devem ser minuciosamente analisadas.

Logo neste filtro inicial será possível selecionar as franquias que realmente atenderem aos critérios previamente estabelecidos. É essencial estabelecer essas comparações e determinar o peso que cada um desses requisitos terá na decisão.

2º CREDIBILIDADE DA MARCA

Escolher uma franquia por estar na “moda” ou por aparentar ser mais ‘’barata’’ é um grande erro. O que deve ser priorizado em relação à franquia é a sua credibilidade.

3º CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS

Certificar-se que a franqueadora atende aos requisitos mínimos legais é a primeira garantia de que a nova unidade franqueada crescerá a partir de uma base sólida com segurança e confiabilidade.

4º TIPOS DE SUPORTE

É necessário compreender o estilo de repasse de know-how de cada potencial franquia e avaliar se as formas e áreas em que a franqueadora presta suporte às suas unidades atendem as reais necessidades do negócio.

5º O QUE A FRANQUEADORA OFERECE PARA O FRANQUEADO?

Será neste eixo que os diferenciais de cada potencial franquia poderão ser avaliados. Além do que prevê a Lei de Franchising, o que mais a franqueadora oferece para suas franquias?

6º TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Na Circular de Oferta de Franquia encontra-se a lista dos franqueados e de todos os ex-franqueados que tenham se desligado da rede nos últimos 12 (doze) meses. Procurá-los e questioná-los se as expectativas iniciais foram cumpridas e, no caso dos ex-franqueados, conhecer a razão por não estarem mais na rede, é dever de quem está buscando a franquia ideal.

Tendo essas informações básicas já levantadas, é possível ter uma ideia dos primeiros passos para selecionar a franquia ideal.

Qual a legislação que rege o Sistema de Franquias?

Qual a legislação que rege o Sistema de Franquias?

Lei de Franquias foi elaborada com base no modelo estadunidense e apresenta informações relevantes para o novo franqueado avaliar o negócio ofertado, através da Circular de Oferta de Franquias (COF).

No dia 26 de março de 2020 entrou em vigor a Nova Lei de Franquias Lei N° 13.966/2019 que foi sancionada pelo Presidente da República, o qual revogou e substituiu a Lei Nº 8.955/94, obrigando as Redes de Franquias que operam no Brasil a necessidade de revisão e atualização de seus instrumentos jurídicos e, principalmente, revisão das informações iniciais a serem transmitidas para o candidato à franquia e ao mercado.

O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo!
Então, se está pensando em investir, por que não em uma franquia?

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

× Franqueadora Sudomed