eSocial: Como a área de Saúde e Segurança no Trabalho será afetada?

eSocial: Como a área de Saúde e Segurança no Trabalho será afetada?

Com o eSocial em vigor, alguns documentos da área de Saúde e Segurança no Trabalho deverão ser enviados em formato XML ao Ambiente Nacional Digital. 

São eles os principais: 

  • Informações sobre as condições ambientais da empresa.
  • Informações sobre Comunicados de Acidente de Trabalho – CATs.
  • Monitoração da saúde do trabalhador (Atestados de Saúde Ocupacional – ASOs, Exames Médicos Ocupacionais e Exames Complementares). 

Todas as empresas terão que se adaptar e obedecer às novas regras de envio dos eventos ao eSocial, independentemente de seu porte ou segmento. 

Por isso, criou-se um cronograma com os devidos prazos para a adequação dos processos e metodologia de trabalho.

Fique atento! 

Caso estes dados não sejam enviados dentro do prazo estipulado, a empresa poderá ser multada.

Cronograma eSocial

Conheça os 3 eventos obrigatórios da área de SST e como enviá-los

 As informações são prestadas ao eSocial por meio de eventos. Esses eventos consistem em arquivos com informações dos declarantes, os quais deverão ser transformados no formato XML para serem enviados ao Ambiente Nacional Digital do Governo.  

Conheça os eventos obrigatórios da área de Saúde e Segurança no Trabalho:

  • S-2240 – Condições Ambientais: devem ser registradas as condições ambientais de trabalho pelo empregador, quer seja pessoa física, ente público ou contribuinte, com a indicação da prestação de serviços. Deve constar também as informações a fatores de risco, combinadas ou não à atividade, as condições de insalubridade ou periculosidade laboral e de recolhimento de adicional para aposentadoria especial.
  • S-2210 – Comunicado de Acidente de Trabalho: as empresas são obrigadas a informar à Previdência todos os acidentes com seus empregados, mesmo quando o trabalhador não for afastado até o primeiro dia útil seguinte da ocorrência. Casos de morte obrigam a comunicação imediata. 
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador: detalhamento das informações sobre a saúde do trabalhador, entre elas as avaliações clínicas e demais exames complementares indicados no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Como enviar esses eventos para o eSocial?

O declarante deverá gerar um arquivo eletrônico, no formato XML, contendo as informações previstas nos leiautes, assiná-lo digitalmente, transformando-o em um documento eletrônico nos termos da legislação e objetivando garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. 

IMPORTANTE: o eSocial possui prazos para envio dos eventos ao Ambiente Nacional Digital. O não cumprimento poderá acarretar em multas!

Evite multas do eSocial

Como evitar multas do eSocial?

ATENÇÃO AO PREENCHIMENTO DOS DADOS

Lembre-se que o sistema de recebimento de dados do eSocial é capaz de identificar inconformidades de informações. Esteja atento e revise os dados detalhadamente antes de encaminhá-los. 

OBEDEÇA AOS PRAZOS 

Programe-se previamente para enviar os dados ao eSocial, considerando sempre os prazos já estabelecidos.

UTILIZE UM SISTEMA DE GESTÃO EFICIENTE

O eSocial só receberá os dados em formato XML. Com isso, entende-se que a utilização de um sistema eletrônico de gestão é imprescindível, especialmente para registro das informações de Saúde e Segurança no Trabalho.

REGULARIZE DESCONFORMIDADES

Apesar de ser obrigatório, nem sempre as empresas atendem aos requisitos previstos na legislação trabalhista e previdenciária. Os motivos são variados e vão desde falta de informação, complexidade das leis e até mesmo sonegação. Em linhas gerais, além do investimento em tecnologia, a dica é alinhar processos e ter etapas redondas no que diz respeito às relações com o trabalhador. Instituições que não costumam observar esses aspectos terão problemas.

Sudomed está pronta para ajudar!

SESMO WEB

Conte com uma empresa de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional com soluções exclusivas e diretamente integradas ao eSocial. 

Veja nossos diferenciais: 

SESMO WEB MÓDULO CLIENTE 

O Sistema SESMO WEB conta com a integração direta ao eSocial, através da web service, permitindo o envio de eventos em formato XML sem a necessidade de outro software. Além de apresentar diversos módulos que contemplam todos os eixos para uma gestão em Segurança e Medicina Ocupacional completa.

SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES 

O SESMO WEB está alocado em um datacenter Cloud Computing (computação em nuvem), integrado a um dos maiores sistemas nesta área – a ORACLE. Desta forma, certificamos a proteção e transparência quanto ao armazenamento de informações dentro do software.

CONSISTÊNCIA DE DADOS

Valide todos os leiautes de SST registrados no SESMO antes de enviá-los ao Governo, assegurando que todas as informações a serem enviadas então em conformidade.

TREINAMENTO E SUPORTE AO CLIENTE 

A Sudomed conta com uma equipe de profissionais habilitados para atender e ministrar treinamentos aos seus clientes para uso do SESMO WEB MÓDULO CLIENTE, tudo de forma GRATUITA.

Para saber mais entre em contato e descubra a Sudomed mais próxima de você!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

× Franqueadora Sudomed